Na hora de preparar os alimentos, além de saudáveis, ajudam prevenir doenças oculares.
Quando o assunto é dieta, imediatamente associamos aos alimentos indicados para emagrecer, seguidos por aqueles que ajudam a prevenir câncer, colesterol e outras doenças. Mas dificilmente, associados a dieta com os problemas relacionados a visão. Contudo, alguns alimentos ajudam, e muito, na prevenção das doenças oculares, sendo especialmente indicados para manter os olhos saudáveis à medida que se envelhece.
Contrariando à crença popular, as cenouras estão longe de ser o único alimento que faz bem aos olhos. As folhas verdes principalmente o espinafre, são ótimas para fornecer ao organismo nutrientes essenciais para a prevenção da catarata, que segundo a Associação Americana Optometric, é uma das principais causas da cegueira.
A lista segue com os ovos, ricos em luteína, que é excelente antioxidante para a saúde ocular; assim como as fontes de vitamina C, especialmente frutas cítricas e o morango, e vitamina F; encontrada nas nozes e no azeite de oliva extra virgem. Veja a baixo a lista:
– Gema de Ovo – é rica em luteína, um antioxidante de cor amarela. Uma das qualidades mais discutidas da luteína é a sua capacidade de proteger contra cataratas e degeneração macular.
– Castanha do Pará – esta castanha é rica em selênio, um antioxidante natural que combate os radicais livres que podem danificar a retina, por isso ajuda a prevenir cataratas e degeneração macular.
– Blueberry (Mirtilio) – esta frutinha contém antocianinas, potentes oxidantes que fornecem aos frutos a sua cor vermelha ou púrpura, ajudando a prevenir os danos relacionados com o envelhecimento e a melhora a circulação sanguínea nos olhos. As antocianinas também fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos, o que poderá abrandar o desenvolvimento de retinopatia diabética.
Além do blueberry, as cerejas, as uvas pretas, as romãs e as beterrabas também contêm altos níveis de antocianinas.
– Salmão – Salmão e outros tipos de peixes oleosos, como a sardinha, são ricos em ômega 3. Um estudo efetuado pela Harvard Medical School descobriu que as pessoas que comem peixe duas vezes por semana, evitando ao mesmo tempo as gorduras trans, diminuíram em mais da metade o risco de desenvolver degeneração macular em comparação com as demais pessoas. O ômega-3 ajuda ainda a proteger as células fotossensíveis e está ligado a uma redução do risco de cataratas.
– Papaia – uma porção de papaia fornece o equivalente a três dias de suplementação de vitamina C, que é uma das razões pelas quais esta fruta ajuda na proteção e degeneração macular.
– Brócolis – esta verdura, além da couve, da mostarda e do nabo, contém , sulforafano, outro poderoso antioxidante. De acordo com investigadores da Johns Hopkings University, as células da retina humana, quando tratadas com sulforafano ficavam protegidas de radicais livres oxidantes durante vários dias.